Turismo em Sertânia / Sertânia na Net – O seu portal de Notícias de Sertânia e Região.

Sertânia

Turismo em Sertânia

Serra Brejinho
Localização: sítio Caiana
Acesso
Ponto de referência: sede do município
Distância: 17 km
Vias de acesso: estrada do Sítio Campos, vicinal
Transporte: auto passeio, carro de aluguel
Descrição do atrativo:
Grande formação rochosa granítica, bastante alta, tomada pela vegetação de caatinga, onde se pode observar catingueira, canafístola, mandacaru e xique-xique. No acesso ao atrativo tem-se habitações rústicas, carros de boi com rodas em madeira e um tipo de cerca bastante peculiar, feita em pedra em pedra, madeira e arame farpado. Vale salientar que a ambiência do percurso que vai até o atrativo é bastante agradável, onde se tem uma vegetação arbórea, canto de pássaros, etc.
Mirantes
Mirante do Alto do Cruzeiro
Localização: sítio Pau D´arco (Gogó da Gata)
Descrição do atrativo:
O mirante possui um cruzeiro com cerca de 6 m e é utilizado como local de romaria, sobretudo na época da semana santa. Do local tem-se uma ampla visão de um grande vale, onde está situado o núcleo urbano de Sertânia. Tem-se ainda um belo visual, onde se vê serras no segundo e terceiro plano da paisagem.Vale salientar que o local tem dois acessos: um exclusivo para pedestres e outro para carro. A ambiência do mirante é composta por arbustos, bromeliáceas e cactáceas.

Atrativos culturais

Igrejas
Igreja de Nossa Senhora de Fátima
Localização: Sítio Campos. CEP 56.600-000
Acesso
Ponto de referência: sede do município
Distância: 12 km
Vias de acesso: estrada vicinal do Sítio Campos por 12 km
Descrição do atrativo:
Apesar de ser uma construção recente e de arquitetura singela, a igreja de Nossa Senhora de Fátima do Sítio Campos vem se firmando como um centro de romaria, chegando a receber grupos vindos de fora do município, inclusive do Recife. De início, antes da construção do templo, as novenas eram rezadas, principalmente no mês de maio, na residência da sra. Filomena Lopes Frazão. Após sua morte os familiares resolveram homenageá-la com a construção de uma gruta, depois foi trazida de Fátima, Portugal, a imagem de nossa senhora e edificada a igreja e, frente a ela, um cruzeiro em homenagem ao sr. Manoel Nunes Batista. As missas são celebradas no vigésimo domingo de cada mês.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
localização: praça Amaro Lafaytte
Descrição do atrativo:
Apesar de apresentar diversas interferências em suas características arquitetônicas, a igreja é uma edificação harmoniosa que tem sua fachada principal com duas torres e uma única porta central de acesso adornada por pórtico em colunas. Internamente, o corpo do templo é ligado a corredores laterais por meio de arcadas. Externamente, na fachada direita e mais recuada, foi edificada uma gruta em louvor a Nossa Senhora de Lourdes. Em frente à igreja observa-se uma imagem da Imaculada Conceição, ali colocada como marco do centenário de formação da paróquia, ocorrido em 1942. O local em que se encontra a matriz marca os princípios da ocupação do município, e em seu entorno se avista, além da praça, um casario predominantemente térreo e geminado. Alguns ainda guardam suas fachadas com traços originais, tais como platibanda e adornos em massa.
Arquitetura civil/conjunto arquitetônico
Antiga Estação Ferroviária
Localização: rua José Isídio Pereira s/n CEP: 56.600-000
Ponto de referência: atrativo urbano
Descrição do atrativo:
O prédio da antiga estação ferroviária apresenta as mesmas características e os moldes-padrões das edificações da rede ferroviária da great western. Disposto em pavimento único, é construído em alvenaria de tijolo em partido de planta em forma retangular, e a cobertura é em duas águas. Todos os vãos abertos possuem vergas retas. Edificada em dois blocos separados por uma marquise, hoje se avista uma construção recente que une os blocos e descaracteriza o conjunto. Atualmente funciona como espaço cultural com local de venda de artesanato local, e serve de sede a um “ponto de cultura” voltado ao resgate cultural de Sertânia. Ainda faz parte do conjunto um casario de características mais bem preservadas. No local ainda esta situado a “Praça dos Poetas” ponto da poesia de Sertânia.
Artesanato
Artesanato em madeira
Ingrediente principal/matéria prima: madeira
Descrição:
A produção de artesanato na madeira, seja para transformá-la em escultura, em talha ou em peças utilitárias artisticamente trabalhadas, encontra em Pernambuco uma forte representação. Talhas e esculturas multiplicam-se e marcam presença em mercados, galerias, feiras típicas e principais pontos turísticos do estado. São chaveiros, talhas, objetos utilitários e muitas outras peças singulares, que mostram a fecunda dimensão da força criativa de cada local.
Artesãos
Associação de artesãos e artistas populares de Sertânia
Endereço: rua Ten. José Pires, 364 – Alto do Rio Branco CEP: 56.600-000
Principal produto: madeira
Descrição do atrativo:
Madeira – figuras humanas nordestinas, alongadas.
Pres. José Ivo Teles
Folclore
Banda de pífano
Descrição:

Conjunto instrumental de percussão e sopro, conhecido também como “cabaçal” ou “zabumba”. Apresenta-se nas festividades folclóricas, populares e até religiosas dos municípios do interior pernambucano.
Capoeira
Descrição:
A capoeira é um combate esportivo numa dança. Os dançarinos, com roupas brancas e pés descalços, executam passos consagrados: raspa, rasteira, tesoura, rabo de arraia, cabeçadas, pião. Há passos em que as mãos também funcionam, como, por exemplo, no balão, em que a mão atira tapona enquanto a perna faz a trave rapidamente e o rival é jogado por cima do ombro. Os bons mestres fazem verdadeiras acrobacias: passam com o corpo quase rente ao chão, viram no ar sobre um braço só, passam por dentro do adversário, num incrível emaranhado de braços e pernas e, ao terminar a brincadeira não tem uma só mancha na roupa branca. Os instrumentos musicais que acompanham a capoeira são o berimbau (que dirige o espetáculo), o caxixi, o reco-reco e o pandeiro.
Tipo do atrativo: folclore
Reisado
Descrição:
De inspiração religiosa, o reisado tem suas origens no Brasil colônia. O folguedo ocorre durante o período natalino, geralmente em plena rua ou em praças públicas. Seus participantes – o rei, a rainha, os palhaços, o secretário, guias, contra-guias, mestre, mestra, mateus, embaixadores, governador, índio peri, sereia, dentre outros – saem tocando e cantando, louvando e saudando os espectadores, contando a história do nascimento do menino Jesus. A indumentária é composta de saiotes e capas de cetim, com a presença de muitos espelhinhos, vidrilhos e lantejoulas. Os chapéus, ricamente enfeitados com fitas e espelhos, é uma atração à parte, reproduzindo, alguns deles, fachadas de igrejas e até mesmo a tiara do papa. O ritmo do reisado é marcado por zabumbas, foles, caixas de guerra e pandeiros, sendo também comum a presença de sanfonas rabecas e violas.
Grupos Folclóricos
Banda de Henrique Dias
Endereço: povoado de Henrique Dias. CEP: 56.600-000
Banda de Pífanos
Responsável: Beto
Banda de pífanos da mata
Endereço: Vila da Cohab. CEP: 56.600-000
Responsável: Reginaldo
Banda de pífanos do sítio caianas
Endereço: sítio Caianas. CEP: 56.600-000
Grupo de capoeira cultura e cidadania
Endereço: rua João Chaves, 81, Centro. CEP: 56.600-000
Responsável: José Edmilson
Tel.: 87 38412439
Grupo de reisado Bexigo Lixo
Endereço: av. Presidente Vargas, Centro. CEP: 56.600-000
Responsável: Fátima
Apresentações geralmente acontecem em devoção a São José (13/03) e no Natal.
Grupo folclórico Elizabete Freire
Endereço: rua João Arruda Filho, Centro. CEP: 56.600-000
Grupo de danças folclóricas
Responsável: Elizabete Freire
Tel.: 87 38412439
Feiras e mercados
Feira livre de Sertânia
Local de ocorrência: ruas centrais
Época/duração/periodicidade: sábados / 05h às 17h / semanalmente
Descrição do atrativo:
A feira oferta os mais variados produtos expostos em dezenas de barracas, alguns tabuleiros e mercadorias dispostas no chão. Nela são comercializados diversos produtos alimentícios como: verduras, cereais, legumes, doces; e mais: plantas, ervas e raízes medicinais; artigos do vestuário e calçados. São vendidos também utensílios domésticos e ferramentas para a agricultura.

Agremiações carnavalescas

Bode da madrugada
Endereço: Centro. CEP: 56.600-000
Descrição do atrativo:
Trio com orquestra, tendo por destaque um bode, a agremiação sai na madrugada da sexta para o sábado de carnaval.
Contato: Júlio César
E-mail: juliosertania@yahoo.com.br
Os Tangerinos e o Boi Enganoso
Endereço: Cohab. CEP: 56.600-000
Descrição do atrativo:
Boi de carnaval. A maior parte dos integrantes sai vestido de vaqueiros, outros saem mascarados, todos “tangendo” o boi.
Contato: Wilton Augusto Almeida
Festas populares e religiosas
Festa de Nossa Senhora da Conceição
Local de ocorrência: igreja e entorno
Época/duração/periodicidade: dezembro / 9 dias / anualmente
Descrição do atrativo:
Na festa à padroeira predominam as tradicionais cerimônias da religiosidade católica. Os festejos têm início com o hasteamento da bandeira com a imagem da Imaculada Conceição, dando começo ao novenário. A procissão no dia 8 de dezembro percorre as ruas centrais, retornando ao templo onde é celebrada a missa de ação de graças.
Semana Santa em Sertânia (A Paixão do Sertão)
Local de ocorrência: diversos
Época/duração/periodicidade: data móvel / anualmente
Descrição do atrativo:
Além das tradicionais celebrações cristãs, a Semana Santa em Sertânia se destaca pela encenação da Paixão do Sertão e pela romaria ao cruzeiro. A romaria acontece em forma de procissão na madrugada na quinta para a sexta-feira, quando o senhor morto é conduzido da matriz da Imaculada Conceição até o cruzeiro situado no alto do “gogó da gata”. O espetáculo da Paixão do Sertão envolve um grande número de profissionais e amadores na montagem que em 2008 completou 10 anos, sob a direção de Flávio Magalhães. A encenação geralmente ocorre na quadra coberta da Escola Olavo Bilac, na quinta e sexta-feira. A Paixão do Sertão narra, em 20 cenas, distribuídas em oito cenários, do batismo à ressurreição de Jesus.
Contato da Paixão do Sertão:
Flávio Magalhães
Tel.: (87) 99123-1156
E-mail: jfmagalhaes@hotmail.com
Feiras/exposições
Expocose
Local de ocorrência: parque de exposições professor Renato Moraes Época/duração/periodicidade: julho – data móvel / 3 dias – quinta a sábado / anualmente
Descrição do atrativo:
A exposição, especializada em caprinos e ovinos de Sertânia, Expocose está entre as maiores do segmento no Nordeste. Além de torneios leiteiros e premiação de animais, o público pode apreciar uma feira de artesanato, a culinária regional e aproveitar uma programação de shows musicais.
Contato: Prefeitura de Sertânia
Tel.: (87) 3841-1156

Eventos culturais
Semana estudantil de artes de Sertânia
Local: antiga estação e entorno centro. CEP: 56.600-000
Época/duração/periodicidade: janeiro / 7 dias / data móvel
Descrição do atrativo:
Evento cultural que envolve as áreas de música, teatro, dança, literatura, cinema, artes plásticas, cultura popular e esportes, dentre outras, além da realização de palestras. As atividades utilizam diversos espaços físicos da área urbana, tais como clubes sociais, praças públicas, salas e auditórios, agregando jovens, artistas e grupos culturais do município e de cidades circunvizinhas, inclusive pertencentes a outros estados.
Responsável: ACORDES e SAPECAS
Cruzeiros/vias sacras
Cruzeiro de Sertânia
Localização: Sítio Pau D’ arco
Acesso
Distância: 3 km
Descrição do atrativo:
O cruzeiro encontra-se situado em uma elevação conhecida como “gogó da gata”, local de romarias. Seu maior fluxo de visitação acontece na madrugada da quinta para a sexta-feira santa, quando o senhor morto é conduzido em procissão da matriz da Imaculada Conceição até o alto do cruzeiro. A cruz tem uma altura aproximada de 6 metros, e na base em que está assentada avista-se ex-votos em agradecimentos a graças alcançadas. O local também é um mirante natural de onde se contempla parte do centro da cidade e um belo relevo de serras e vales.
Açudes e barragens
Açude de Albuquerque Né
localização: povoado de Albuquerque Né
Acesso
Transporte: auto passeio / carro de aluguel
Descrição do atrativo:
O açude de Albuquerque Né constitui-se em um reservatório de água de tamanho considerável dotado de significativa beleza. O local é utilizado para o abastecimento do povoado de Albuquerque Né, não sendo, conseqüentemente, aproveitado para banhos nem pesca.Em relação ao quadro paisagístico do atrativo, é composto por um relevo suavemente ondulado e pela vegetação de caatinga, onde se pode observar a presença de alguns arbustos além de algumas cactáceas. Entre as espécies vegetais encontradas no local tem-se mandacaru, jurema, velame e algaroba.Vale salientar que embora a algaroba tenha se adaptado muito bem ao clima semi-árido, a prosopis juliflora não é uma árvore típica da caatinga.
Centros de pesquisas/estações experimentais
Associação das mulheres produtoras de Caroalina
Localização: povoado de Caroalina, CEP: 56 600-000
Descrição do atrativo:
Até a década de 50 do século XX, a comunidade de Caroalina destacava-se pelo uso de caroá – bromélia típica da região Nordeste, do qual se aproveitam principalmente as fibras. Contudo em meados daquele século, o caroá foi perdendo espaço para o sisal – planta de onde também se aproveitam as fibras. Assim em pouco tempo, as cerca de cem usinas pernambucanas encerraram as suas atividades com o caroá, deixando centenas de famílias sem perspectiva de trabalho e necessitada de novas fontes de renda. Diante disso, a Associação Plantas do Nordeste – APNE – implantou na comunidade o projeto mulheres na produção artesanal em Caroalina. As principais ações da associação incluem a capacitação, organização, produção, extração e manejo sustentável do caroá e das plantas medicinais da região. A produção além do artesanato volta-se aos produtos fitoterápicos como xarope, pomada, chás, sabonetes, xampu e condicionador. Em paralelo é trabalhada a construção da cidadania e resgate da cultura local, além da promoção e intercâmbio do grupo com outras comunidades, feiras e experiências externas.
Contato: APNE
Recife: telefone/fax: 81 32714256 ou 32714451
E-mail: suporte@plantasdonordeste.org
Cedoca (Centro de Excelência em Derivados de Ovinos e Caprinos)
Localização: PE 280, km 2. CEP: 56.600-000
Descrição do atrativo:
O centro tem como objetivo a capacitação de produtos rurais e beneficiamento de carne, leite e derivados. Mesmo possuindo estrutura para o manuseio de carnes e a produção de derivados de leite, como queijo, achocolatado, iogurte, manteiga e doce, atualmente, o Cedoca só trabalha com o beneficiamento do leite.
Telefone: 87 3841 2144
IPA – Instituto Agronômico de PE
Localização: Av. Manoel Borba, 186, Centro. CEP: 56.600-000
Descrição do atrativo:
O IPA/Sertânia trabalha com duas vertentes: a extensão rural e a pesquisa propriamente dita. No que se refere à extensão, tem-se a parte de assistência ao homem do campo, onde há as linhas de crédito, através dos projetos ligados ao Pronaf. No que tange a pesquisa, o principal objeto de estudo são os caprinos e a ovinocultura, onde se desenvolvem pesquisas ligadas à transferência de embriões e à inseminação artificial, além de pesquisas com pastagem, principalmente a palma.
Espaços culturais
Ponto de cultura: resgate cultural de Sertânia
Localização: antiga estação ferroviária, Centro. CEP: 56.600-000
Descrição do atrativo:
maior destaque em vigor na política cultural implantada pelo ministério da cultura o “cultura viva” tem nos “pontos de cultura” a sua ação prioritária. Os pontos são selecionados por meio de edital público, priorizando a revitalização de centros culturais constituídos por grupos já existentes, e que desenvolvam projetos comunitários. O ponto de Sertânia resgata e registra o patrimônio cultural do município, por meio de diversas atividades desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino e a população das comunidades rurais.
Entidade: prefeitura municipal de Sertânia.
atualizações: redacaosertaniananet@gmail.com
31 dez 2011

Carlos Silva.

- Colunista e setor de tecnologia do site

Deixe seu comentários!