Livro de Josessandro Andrade é destaque em livrarias e festivais / Sertânia na Net – O seu portal de Notícias de Sertânia e Região.

Espaço Sertânia também é Cultura

Livro de Josessandro Andrade é destaque em livrarias e festivais

Fazendo um balanço positivo do ano de 2016, o poeta escritor Josessandro Andrade comemora o sucesso do seu livro de poemas “Com Cheiro de Mar e quixabeira”, lançado no final de 2015, mas que teve grande destaque neste ano de 2016. O livro, editado pela Moxotó produções, uma editora da terra, totalmente sertaniense, desde a capa e apresentação de Marcos Cordeiro, passando pelo prefácio de Antônio Jorge de Siqueira, contracapa de Ésio Rafael e Alberto Oliveira, posfácio de Wilson Freire e depoimentos de Lailton Araujo, Hamilton Rodrigues, Antônio Amaral, Luiz Pinheiro, Zito Jr., Adilson Freire, Luiz Wilson e Gato Novo. O livro vai da poesia urbana de versos livres e de vanguarda,  simbolizada pelo mar até a poesia de teor rural, representada pela Quixabeira, através de influências da Toada boca de grota, da literatura de cordel, da Cantoria de Viola, entre outras. “Sua poética viaja por várias escolas, estilos e temáticas”, define  o poeta Zito Jr. De fato, desde versos livres e poemas populares até poesia concreta e poética visual fazem o variado mosaico estético do mar e da quixabeira de Josessandro.

           Em 2016, o autor contabilizou  lançamentos e apresentações em eventos de nível internacional como a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco (Olinda-PE), a FLIPO-  Festa Literária de Ipojuca –PE (Porto de Galinhas), bem como de nível regional como a Feira Literária do Sertão(Arcoverde-PE), Arrasta Cultura(Pesqueira-PE), Festa da Poesia – Sarau de Maninha-Teatro Jansen Filho (Monteiro-PB),FLIS- Festival Literário do Sertão(Sertânia-PE), relançamento do Jornal de Poesia Cabeça de Rato( Sumé-PB), Festival de Cantadores Gato Novo( Semana Estudantil de Artes de Sertânia-PE), bem como lançamentos na Casa dos Poetas, em Sertânia-PE, na Casa Progreso, em Monteiro-PB, na Cachaçaria Riacho do Mel, em Arcoverde-PE. Vale salientar ainda seus Estandes para sessão de autógrafos em eventos como o Congresso da AMUPE- Associação Municipalista de  Pernambuco, em Recife-PE,    e na EXPOSertânia- Exposição de  caprinos e ovinos de Sertânia.  E  já há propostas para lançamentos em outras cidades e capitais.” Temos convites para lançar o Livro em São Paulo-SP, através do cantor e compositor Luiz Wilson, em Natal-RN,  na Casa do Cordel , em João Pessoa-PB, no Quiosque da Poesia e em Paulo Afonso-BA,  Sempre divulgando o nome de Sertânia e a poesia de nossa terra”, define Josessandro.

               Em Todos estes eventos, festivais e lugares o escritor sertaniense tem encontrado além de apoio de parceiros e de movimentos culturais locais,  uma receptividade muito boa para com o livro. “As vendas são bastante relevantes, mas o que mais nos impressiona é o interesse das pessoas pela obra em si. Querem falar sobre os poemas, sobre o que motivou determinado poema, sobre as influências de determinados ícones em nossa poesia. Isto é muito gratificante para quem escreve”, explica Josessandro Andrade. A imprensa tem dado um bom espaço para “Com cheiro de mar e quixabeira”.  Para falar sobre o livro, Jossessandro já concedeu entrevistas nos programas “De primeira  categoria”, de Zalcyjoanne a Rádio Itapoama FM (Arcoverde-PE),Programa “Movimento”, Rádio Jornal do Commercio FM (Recife-PE), Programa “ Pintando o Sete”, de Luiz Wilson, Rádio Imprensa FM (São Paulo-SP), e a jornalista Tataiana Notaro da Folha de Pernambuco, que vem fazendo várias divulgações do livro.  A obra pode ser encontrada  no Box sertanejo ( Mercado da Madalena / Recife-PE), Livraria Lira Cultural e Budega da Poesia (Arcoverde-PE), Casa Progresso (Monteiro-PB ) e Casa dos Poetas (Sertânia-PE).

                  “Com Cheiro de mar e Quixabeira” teve patrocínio da Prefeitura de Sertânia, através da gestão de Guga Lins e do Secretário  João Lúcio, e o apoio da ACORDES- Associação Cultural de Sertânia-PE. Como contrapartida além da divulgação do nome de Sertânia e da poesia sertaniense em outras terras, Josessandro Andrade tem doado exemplares para biblioteca municipal e bibliotecas locais, bem como feito apresentações em escolas, onde se apresenta recitando e lendo poemas do seu livro. Um dos poemas desta obra, “Mestres do Moxotó” foi musicado pelo poeta e compositor Duval Brito , sertaniense radicado em Paulo Afonso-BA, que transformou num bonito baião exaltando os mestres da poesia Ulysses Lins, Waldemar Cordeiro, Alcides Lopes de Siqueira, focando ainda a Casa dos Poetas e o Moxotó como vale fértilo de literatura e música. A composição foi gravada pelo cantor e compositor sertaniense Luiz Wilson, com lançamento nacional em São Paulo-SP, No último dia 27 de janeiro.

31 jan 2017

Robson Nascimento.

- Redator e colunista.

Deixe seu comentários!